Wednesday, April 12, 2006

TAMANHO DAS ONDAS NA JOACA NO DOMINGO 9 DE ABRIL

As imagens ilustram o tema do dia. Qual o tamanho das ondas durante o swell do domingo 9 de abril ultimo?



Olhando o surfista (será o Flavinho Vidigal este cara??) remando para a onda, podemos ver ele entrando na onda e na imagem seguinte vemos o cara já em pé descendo a onda.

Considerando que o cara deve ter 1,70 (se for o Flavinho deve ser um pouco mais) e observando que ele ainda esta na metade do drop, notem a linha na base da onda e as linhas no surfista. Notem também a linha acima da cabeça do surfista mostrando a altura do lip da onda. O Rocha anunciava: “galera..as ondas estão com 1 metro e algumas chegando a 1,50!!!”



Inicio a velha polêmica sobre onde se mede o tamanho da onda. Até poucos anos atrás o povo usava o estilo havaiano de medir as ondas – por detrás da onda. Ai quando os caras estavam descendo ondas de 20 pés “havaianos”, a parede da onda deveria ter quase que o dobro do tamanho.

Como viram acima, menciono pés havaianos entre aspas, significando que tem também pés de outras origens, tornando um tanto quanto complexa esta medida. Mas voltando ao tema central deste ensaio – o tamanho da onda, a onda que o “possível” Flavinho Vidigal está dropando deveria ter bem mais que 1,50m, seja medido atrás, ou na frente da onda.



Temos ainda a imagem de um cara que levou uma bela vaca ao tentar dar um joelhinho na passagem da onda, que o pegou e segurou o cara embaixo dágua por um tempo. Essta vaca ilustra bem a razão do amarelamento de uma grande parte dos surfistas que ficaram olhando as ondas de fora naquele domingo.



Ficaram admirando a perfeição das ondas naquele domingo fantástico. Admirando personagens como o outro Surfista Não identificado completando o drop na direita de respeito.

No comments: