Tuesday, April 18, 2006

FLORIPA SOB UM VENTO SUL FORTE – OPÇÕES?

O vento sul forte associado a uma ondulação de sudeste com influência de sul não oferece boas condições de surf em Floripa. Por que? Em geral, sob estas condições teremos ondas de bom tamanho, mas alinhadas, desajeitadas e fechando.

Anos atrás eu costumava varrer as praias do leste da ilha em busca de ondas. Ia inicialmente a Barra da Lagoa. Ao passar pela Praia Mole via ondas de bom tamanho, mas alinhadas e fechando. Escolhendo muito apos um bom tempo de espera até que se consegue uma parede. Mas com o frio não compensa esta espera toda. Com esta perspectiva, seguia até meu destino final – Barra da Lagoa.

Chegando na Barra da Lagoa, minha frustração aumentava ao deparar com ondinhas mixurucas de meio metro também fechando.

Outra opção seria ir até o Matadeiro. O caso é que com uma ondulação de sudeste com influencia de sul a situação não mudava muito. Ondinhas sem graça fechando.

Conclusão: Floripa não oferece boas condições “para a pratica do nosso esporte”, como diria o Rocha.

Que fazer? Ler, caminhar, correr, nadar, o que pintar na cabeça..
Eu ficava olhando as vagas passando la no horizonte.

Falando em vagas, estamos em período de espera para o do primeiro campeonato brasileiro de ondas grandes, o Mormaii Tow In Pro, na Laje de Jaguaruna, Santa Catarina (15 de abril ate 1 de maio – maiores detalhes http://waves.terra.com.br). Acontece que se o vento continuar neste ritimo, estará complicado la na Lage de Jaguaruna. Em todo o caso, lá o povo fica bem na frente das vagas, das ondonas que estão passando.

Já o povo no Rio está vendo estas ondonas bater nas praias, causando ressacas como vi hoje nos jornais..

No comments: