Wednesday, April 12, 2006

APRENDENDO A SURFAR - O INICIO DA MINHA HISTÓRIA NO SURFE

Conheci uma menina chamada Ana em janeiro no meio da Joaquina. Ela estava lá no outside. Notei que ela entrava meio estabanada na onda e acabava caindo da prancha. Ela estava aprendendo a surfar. Comecei a conversar com ela, trocamos e-mails e o texto abaixo é parte de uma mensagem que escrevi a ela contando como eu iniciei a surfar quando estava com 40 anos.
Segue a carta a menina:

Ana:

Andei pensando sobre o seu aprendizado de surfe.. Sabe, fiz parecido. Como te contei, um dia decidi que queria surfar e sai pelo centro. Comprei uma prancha usada 6.0 e um long amarelo de manga curta. Imagina só o visual. A prancha era também amarela.. Fui logo para a Praia Mole e me joguei ao mar.. Muitas vacas e inúmeros sustos. Uma vez o mar estava grande na Mole e nao tinha muita gente. Cheguei e fui logo me trocando. Chegaram uns caras que foram logo para o mar. Fui atrás e aos poucos passei a dificil rebentação.. Lá fora só via os "vagalhões" passando.. Os outros caras me disseram:"o amigo varou bem a rebentação!!!!' Fiquei bobo - literalmente, pois em seguida veio uma ondona e ninguém remou nela.. Eu remei!!!! e...a queda foi de uma altura grandona.. Cai num buraco negro.. e fiquei... fiquei.. tempo em baixo dágua. foram segundos, que para o meu relógio assustado foram horas submerso .. não adiantava eu fazer nada que de dada adiantava.. Ficava ali rodando, rodando, sendo jogado pela onda.. Ai veio outra e...tudo de novo..

Passei um ano e meio nesta mania louca de achar que aprenderia assim.. Até que um dia caiu a ficha e eu fui ate a Barra da Lagoa, onde os meninos aprendiam na espuma.. Sabe de uma coisa?? Aprendi assim nas espuma.
passei semanas “jacareziando” pelas espumas da Barra.. Um dia foi inesquecível. Foi quando eu deslizei em jacaré certinho pela parede da onda. Foi show!!!
Outro dia, semanas após.. consegui subir de joelho na prancha e deslizar acocorado!!! Show novamente.. dai a ficar em pé foi rápido!!!

Então voltei a Mole.. eram esquerdas e mais esquerdas e eu surfo de costas para as esquerdas. Mas aprendi com as esquerdas de costas para a onda... Logo fui a Galheta e ai um universo novo se abriu.. passei um bom tempo na Galheta e na barra.. Iá as vezes ao Matadeiro, que é uma excelente praia em dias de vento sul e ondas de sudeste/leste.. Mas lá entram ondas enormes em dias de Lestada.. Uma vez estava lá em uma manhã escura no meio de uma chuvarada e vento sul frio.. Varei a rebentação facilmente (desconfia disso quando o mar da moleza..que tem surpresas).. As ondas estavam grande para mim (1 metrão para mais um pouco). Veio uma esquerdona e eu remei e acertei... deslizei ela até a areia.. Em vez de me contentar com isso, remei de volta para o mar e......vinha uma serie enorme que me pegou de jeito.. Fiquei preso em baixo dágua umas duas- tres ondas!!! Cheguei a pensar que ia me afogar de tamanha angustia a aflição lá em baixo... Por sorte a própria onda me jogou fora para o razinho e pude sair.. deitei na praia assustadissimo!!!

Apos isto fui adquirindo confiança e respeito pelo mar.. Nunca mais fiz besteiras.. E descobri finalmente a “mais mais” das praias da ilha - a Joaquina, ou a Joaca para a gente.. Ali a gente pode desenvolver o surfe que as ondas são muito boas..

Aos poucos vou contar que também se inicia a surfar após os 40, afinal não se diz que a vida começa nesta idade??

No comments: