Saturday, April 15, 2006

JOAQUINA NO INICIO DA TARDE COM VENTO SUDESTE


Dias atrás presenciamos uma Joaquina nervosa com ondas acima do 1,50 m. Hoje amanheceu com um vento oeste e ondas com meio metro com series maiores – na linguagem tipica do Rocha (32216899). Ao longo da manhã o vento mudou para sul fraco a moderado, deixando as ondas mexidas e desalinhadas. Onde ir?

Inicialmente pensei em ir a Mole e pegar as ondas do canto direito, que fica mais abrigado do vento sul. Normalmente rolam ali umas ondinhas legais nestas condições e bem melhores que as instáveis ondas da Barra da Lagoa, ou ainda as merrecas fraquinhas no Matadeiro, sem contar a distancia e o gasto com o combustível.

Ao chegar na Lagoa da Conceição, o vento já tinha mudado. No inicio da tarde, o vento já soprava de sudeste. Decidi então rumar para a Joaquina onde as condições gerais são melhores do que em qualquer praia da região.

Estacionei o carro e fui olhar as ondinhas mais de perto e bater umas fotos para vocês verem com seus próprios olhos. Olhem só esta esquerdinha entrando por trás da Careca e armando no inside. A galera estava se divertindo nesta onda.


Esquerdinha na Careca


Direitinha entrando

Olhem a direita entrando no meio da praia. Ah se tivesse um maior tamanho e o vento soprasse de nordeste!!! Ela entraria clássica naquela bancada, como uma vez que estava lá e o tamanho estava ao redor de “1 metrão”. Eu remava la de baixo na direção da Careca quando vi uma direita servida se aproximando. Ela já mostrava seu ombro liso vindo em minha direção. Acreditei nela e remei com vontade. Coloquei o bico da prancha ao longo da parece em cima da onda. Naquele momento vi que a onda era maior que imaginava, pois eu estava dropando do alto e a base da onda estava laaaaa em baixo. Dropei suavemente e dei um clássico e inacreditável “botton turn” na base da onda no estilo “Jorge Curren”. A parede da onda estava ao meu lado e ela foi se transformando em uma rampa de prazer e velocidade. Esta rampa era diagonal e era lisinha. A água era um azulado lindo e eu foi indo suavemente até o inside. Sai da água em seguida. Pensei comigo: ninguém vai acreditar se eu contar!! Mais uma historia de surfista velhote!!
Para a minha surpresa, meses mais tarde, estava surfando na classica direita dos molhes da Barra da Lagoa, quando um cara mais velho parado em sua prancha começou a falar comigo. Dizia: “e aquela direita la na Joaca??...Era uma bela onda, ne?? Grande, né?” Enfim, uma testemunha que assistiu minha performance de gala na Joaquina!!! Foi minha consagração.

Voltando as ondinhas de hoje, entrei na água e fui para a Careca. Tinha um povo desfrutando daquela esquerdinha linda e desajeitada. Esperei um pouco e remei para uma da serie que entrava. Dropei na esquerdinha e fui até perto da areia. Show de bola!! Já podia voltar para casa feliz!!

Depois as ondas foram aos poucos perdendo força, ficando mais gordas e mais desajeitadas com o vento sudeste mais intenso.
Mas voltei para casa de cabeça feita!!!

No comments: