Friday, February 09, 2007

MATADEIRO: UMA SURPRESA NESTA SEMANA

Esta semana começou a entrar um vento sul após umas ventanias no estilo arranca telhas que praocupou o povo de Floripa. Nestas condições , o vento sul fica maral nas principais praias da ilha, como a Joaca e a Mole.

Nesta menhã o Rocha (322167899) descrevia um panorama interessante:" mar reagindo com ondas de meio metro a maiores.vento forte e maral nas principais praias de leste na Ilha..roolando um surfe nas prais alternativas onde o vento sul e terral."

Quais são estas praias? A Barra da Lagoa onde as condições estavam diminutas, no Camping da Barra onde rolavam ondas interessantes e.. onde mais? O Matadeiro, é logico!!

O Matadeiro é uma praia especial onde ondulação de sudeste com influencia de leste entra bem. É uma praia que não é muito citada em surf reports na ilha, mas vale a pena ir lá conferir.

Em dias como hoje, a situação no matadeiro seria meio que uma tentativa. Já sai de casa e dirigi até lá para encontrar merrecas, assim omo chequei lá com altas ondas rolando tanto no canto norte, como no meio da praia.

Pois foi para lá que me dirigi. Rodei de casa passando pelo Morro das Pedras onde já tinha uma galera pegando umas direitas legais mesmo com o vento forte meio que de lado. Não estava atrapalhando a formação das ondas. Logo em seguida passei pelo Caldeirão que apresentava condições legais e tinha uma galera aplicada no estacionamento e na água.

Na curva da estrada no Caldeirão dava para ver o Matadeiro e a espuma nas pedras do costão. Bom sinal. Fui até lá.

Cheguei e fui estacionar o carro em um estacionamento fechado. Não dá pra dar mole nestes dia de Floripa globalizada com larapios de todos os cantos aparecendo por aqui e invadindo nossos carros. Nem fui até a praia olhar a cena. Me vesti, passei parafina na minha prancha - uma Ricardo Martins 6.8 round pin que é uma fabula de prancha que está completando seus 4 anos de bons momentos.

Atraveço o riozinho que separa o Matadeiro da Armação e subo as escadinhas até o ponto alto de onde temos uma vista panorâmica da praia toda do Matadeiro. Antes de chegar no mirante já ouvia o som de uma série entrando e em seguida pude ver que "as séries maiores" do Rocha eram mesmo de um metrão. As demais eram menores, mas constantes.

Ao entrar na água, encontrei uma galera de surfistas calados não muito comunicativos. Nesta época do ano muitos turistas estão na ilha. O povo na água estava tranquilo, calado, ma sem rapeações, ou disputas.

Aguardei um tempo até entrar uma série da série. Aquelas de um metrão que se abrem para a direita e quando remei para a onda sentindo sua chamada para o drop foi uma volta do velho que começou a surfar aos 40 anos e, agora aos 54, após uns 3-4 meses sem cair, sentia o vento e o movimento da onda. O drop foi rapido e longo. Fui me agarrando com a mão na parede da onda para continuar na linha da onda. Neste drop senti que estou pronto para mais um ano de grande surfe na ilha.

Surfar é como andar de bicicleta. A gente nunca se esquece. Para não ficar muito bobo, levei uma vava a seguir e marquei bobeira em uma outra direita muito boa em que eu subi na prancha antes do tempo e a onda passou. Marcação total e uma ondaça se foi.

Fiquei boiando mais um tempo. Peguei outra ondinha intermediária. A galera estava posicionada mais no inside, enquanto eu mais no outside esperando as maiores.

Bem mais tarde peguei uma saideira legal e vim de cabeça feita pra casa.

Matadeiro foi uma surpresa legal hoje.

No comments: