Friday, January 01, 2010

O CRITÉRIO DE ANALISAR O TAMANHO DAS ONDAS MUDOU, OU O TAMANHO DAS ONDAS MUDARAM?

Li a matéria no Waves entitulada Terça insana na Joaca (SC) e deparei com uma informação interessante. O autor reporta que durante o swell de 13/12 a altura das ondas chegaram a 3 metros. Essa informação é interessante. Ou o critério de falar o tamanho da onda mudou, ou as ondas mudaram. Nao creio que as ondas mudaram. Por inúmeras ocasiões eu deparei com ondas imensas. Normalmente quando eu contava ter visto uma onda grande de uns 4 metros, como acontecia quando as praias fechavam de tão "storm" que iamos surfar em praias alternativas. Nessas situações o pessoal ia em praias como o Lambe Lambe,Ponta do Rapa, até mesmo lá na Praia do Forte. Ao contar para o pessoal da época,eles sempre diziam que não rolavam ondas de 3-4 metros na Mole, ou qualquer praia de Floripa. Uma vez vi umas morras no Gravatá da Mole onde os caras pareciam formiguinhas descendo as ondas. Tempos depois, saiu na Hardcore o Basilio Ruy publicou umas fotos da mesma onda lá no Gravatá dizendo que eram 8 pés havaianos.

Recentemente tenho visto artigos e colunas como essa no Waves narrando surfe em ondas de 2-4 metros. Acho isso legal, pois vejo que o pessoal começa a olhar as ondas de Floripa sem uma lente de diminuir o tamanho da onda, como era comum a uns 10 anos atras em Floripa.

1 comment:

Informe FVR said...

Quem olha com lente diminutiva as ondas de Floripa são os nativos. Sempre que falo que aqui rola altas ondas eles dizem que não são boas, que as melhores estão fora daqui. baita viagem.